Cebraspe: Dicas de como ser aprovado nas provas

 

capa do blog sobre a banca cebraspe, com imagem de uma pessoa respondendo uma prova

Para se sair bem em uma prova de concursos, é importante conhecer as principais características da banca organizadora, a fim de criar estratégias direcionadas para suas provas.

Quando falamos sobre bancas organizadoras, uma das primeiras que vem a mente dos concurseiros é o Centro de Pesquisa em Avaliação e de promoção de Eventos, mais conhecido como Cebraspe, o antigo Cespe/UnB, tanto por ser uma das mais antigas organizações, quanto pelo seu temido nível de dificuldade!

Nesse artigo, você irá conhecer mais sobre essa banca e vai receber dicas de como se sair bem nas provas.

O que é o Cebraspe?

Fundada em 1993, a Cespe/UnB foi uma organização criada com a finalidade de realizar processos seletivos públicos. Em 2013, a banca passou por um processo de transição, no qual suas atribuições foram assumidas pela Cebraspe.

Uma das principais características que marca essa banca é o seu grau de dificuldade, conferido graças ao seu rigor na mensuração do conhecimento os candidatos, sendo, muitas vezes, punitiva aos erros cometidos.

Características das provas Cebraspe

Estrutura das provas

As provas da Cebraspe podem adotar dois formatos diferentes, o de múltipla escolha, que é o formato mais comum entre as bancas organizadoras, na qual o candidato encontra uma assertiva e precisa escolher a resposta correta entre 5 alternativas que são apresentadas logo em seguida.

O segundo, e mais conhecido, é o "Método Cespe". Como o nome sugere, esse método foi herdado da Cespe e consiste em um texto com uma ou mais afirmações, na qual o candidato deverá se estas estão certas ou erradas.

Além dessa, a Cebraste também aplica provas discursivas, que, quando aplicadas, normalmente são realizadas junto com a objetiva. Nesse tipo de prova, os candidatos devem redigir um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema que será cobrado, em um limite máximo de 30 linhas.

Sistema de pontuação

Para as provas de múltipla escolha, cada acerto confere ao candidato 1 ponto e cada erro, 0 ponto, não ocorrendo nenhum tipo de penalidade para respostas incorretas. 

Num cenário de uma prova com 50 questões, caso o candidato acerte 25, sua pontuação final será 25 pontos.

Para as provas que seguem o Método Cespe, os candidatos precisam ter atenção redobrada, devido a sua natureza punitiva. Para essa metodologia, existem 3 tipos de respostas: as certas, as erradas e as em branco, sendo que cada acerto confere ao candidato 1 ponto, - 1 ponto para cada resposta incorreta e 0 ponto para respostas em branco. 

Utilizando o exemplo anterior, caso o candidato acerte 25 questões e erre as outras 25, sua pontuação final seria 0. Outra possibilidade seria ele acertar 25 questões e deixar as outras 25 em branco, assim totalizando uma nota 25 em sua prova.

Por esse motivo, muitos especialistas orientam que, caso não tenha certeza da sua resposta, é melhor deixá-la em branco.

Essa metodologia foi criada para maximizar a complexidade do raciocínio, forçando os candidatos a destrinchar o que está sendo apresentado, analisando as questões mais detalhadamente e interpretando-as com base no que aprendeu com seus estudos, sem precisar recorrer ao "chute" ou ao método da exclusão, alternativas que podem fazer com que os candidatos acertem as questões sem ter o pleno entendimento delas.

Estrutura das questões

Já entendemos que a complexidade é uma das principais características da Cebraspe, e é por isso que as questões são, frequentemente, associadas a situações problema que envolvem diversos assuntos simultaneamente. Dificilmente os concurseiros e concurseiras encontrarão questões específicas dos assuntos x ou y, normalmente eles estarão mesclados em um mesmo item.

Isso significa que, mesmo tendo sindo apresentadas diversas matérias no edital, as chances de que não exista uma quantificação de questões para cada uma delas é enorme. 

Além disso, por se tratarem de questões com muita contextualização, que exigem bastante interpretação, normalmente ela são extensas, o que pode gerar cansaço aos candidatos que não estejam devidamente preparados para a resolução de provas.

Dicas de como se sair bem nas provas da Cebraspe

Fique atento às pegadinhas

As questões da Cebraspe não avaliam apenas o grau de conhecimento dos assuntos cobrados, mas, também, o nível de atenção dos candidatos. Os enunciados das questões quase sempre levarão ao entendimento errado do que se está sendo solicitado.
  • Sempre leia com bastante atenção aos enunciados, destacando sempre o que se é pedido e atendo-se a isso na resposta;
  • Tome cuidado com termos generalistas, exclusivos ou inclusivos.

Comece pelo que você já sabe

Como já foi abordado aqui nesse artigo, as provas da Cebraspe costumam ser longas e cansativas. Para otimizar a resolução da sua prova e não ter problemas com o tempo, você deve fazer uma leitura rápida de todo o conteúdo da prova e ir identificando quais são as questões que você tem mais facilidade.

  • Comece respondendo às questões mais fáceis;
  • Leia as questões antes para identificar quais serão os trechos dos enunciados mais relevantes.

Pratique com simulados

Assim como em um videogame, às vezes precisamos perder algumas vezes para o chefão antes de identificar todos os seus padrões e poder derrotá-lo. 

Mas nós não queremos ter que perder em várias provas antes de "pegar o macete", o ideal é fazer vários simulados diferentes, preferencialmente de provas anteriores da mesma banca e do mesmo concurso. Ao fazer isso, além de estar estudando com base na prática, você poderá treinar o seu corpo para suportar a complexidade que a Cebraspe exige. 

  • Simule a realização de uma prova em todos os seus aspectos, sem consultas e com limitação de tempo;
  • Se possível, tente criar um ambiente desconfortável na hora de realizar os simulados (local abafado, com ruídos externos, etc) nunca sabemos como será o local da prova até o dia, é bom estar preparado. 

Dicas adicionais

  • Tenha um bom plano de estudos;
  • Divida bem o seu tempo, conciliando com suas demais atividades;
  • Não deixe de lado sua saúde, pratique atividades físicas, alimente-se bem e descanse bastante;
  • Materiais gratuitos podem ser uma mão na roda, mas é importante ter o bom senso de saber avaliar quais podem te ajudar e quais podem ser uma roubada;
  • Aposte sempre em materiais de qualidade, elaborados por especialistas;
  • Faça uso de ferramentas didáticas como mapas mentais, resumos, quadros esquemáticos, etc.
Seguindo essas dicas, certamente você ficará mais perto de conquistar a sua tão sonhada aprovação em um concurso público. Bons estudos!

Comentários